quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Uma Introdução á Síntese Evolutiva Estendida


“Não é necessário uma mudança radical na teoria, mas a prática da biologia evolutiva estendeu-se além dos conceitos clássicos” – daí o termo ‘Estendida’.



A obra ‘Evolução – uma Síntese estendida’ apresenta apenas um 1º olhar sobre a síntese estendida e não a síntese estendida, que está longe de ser completada. 



ELEMENTOS DA SÍNTESE MODERNA (SM)



*Genética de populações:



- Fisher (1918): Traços mendelianos são afectados por vários genes, produzindo 1 distribuição típica dos caracteres quantitativos (1)

- Dobzahnsky (1937): Um dos primeiros geneticistas a trabalhar com genética de populações, concluiu que existe mais variação em traços quantitativos do que se supunha – esta variação era – e é, o impulso/ a base para a selecção natural.



*O termo Síntese Moderna (m. q. Teoria Sintética da Evolução): foi introduzido por J. Huxley em 1942.



Novas contribuições foram ainda além destes dados empíricos, tal como por exemplo, o significado de espécie e especiação.



* Uma breve descrição da Teoria Sintética da Evolução:



“Todas as populações têm variabilidade genética sem ser adaptativamente dirigida, havendo a acção de mutações e recombinação. As populações evoluem através de alterações na frequência genética, de deriva genética, fluência genética e, sobretudo, selecção natural. Variantes adaptativas trazem ligeiras alterações fenotípicas, pelo que o processo é gradual. A diversificação dá-se através da especiação – evolução gradual do isolamento reprodutivo. Estes processos continuados no tempo dão origem ás designações taxonómicas.”



CONTESTAÇÃO DO DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR



As descobertas de Watson e Crick de que o fluxo era unidireccional (DNA – RNA-proteina) tem sido contestado, visto que em alguns casos particulares se constatou o inverso (transcrição reversa em retrovirus), replicação directa de RNA em alguns vírus, na qual se destaca a acção da RNA Polimerase RNA-dependente (também presente em eucariotas) e transcrição directa DNA – proteína em laboratório. Tudo isto apoia a hipótese da evolução a partir de um primeiro replicador semelhante á molécula de RNA. (2).



PONTOS A SEREM REVISTOS



* Gradualismo: mudanças não graduais são propriedades de sistemas complexos.



* Evolução genómica, plasticidade fenotípica (3) e desenvolvimento epigenético (herança não genética) (4).



*  Externalismo (ênfase da selecção natural na SM): deve-se ter em conta os processo generativos (‘evo-devo’) e que propriedades orgânicas (intrínsecas) promovem determinadas modificações em detrimento de outras. Deve-se rever o peso explicativo da selecção natural relativamente ás propriedades próprias de fenótipos em evolução     



* Centrismo genético: deve-se considerar uma evolução menos centrada nos genes, multicausal (ex: ambiente, desenvolvimento, herança não genética – fixação progressiva de traços fenotípicos inicialmente mobilizados através de respostas plásticas de desenvolvimento adaptativo a mudanças nas condições ambientais. No entanto, a importância da herança genética está longe de ser posta de parte, apenas procura-se uma visão mais vasta e não tão unitária (geneticamente) da evolução.



NOTAS:



1) Caracteres quantitativos: são influenciados por vários genes e referem-se a quantidades.


2) Já foi produzida em laboratório uma molécula auto-replicadora semelhante ao RNA (http://allthatmattersmaddy32.blogspot.com/2012/08/origem-do-universo-e-da-vida-reflexoes.html)



3) Variação fenotípica é um pré-requisito fundamental para evolução por selecção natural. É o organismo como um todo que contribui para as gerações seguintes, ou seja, a selecção natural afecta a estrutura genética indirectamente através da contribuição dos fenótipos (fenótipo = factores ambientais + genótipo)

4) Desenvolvimento epigenético: modificações ao longo da divisão celular, mas que não advêm de alterações no DNA, importantes na diferenciação celular e relacionados com a regulação genética. O mecanismo mais conhecido é a metilação do DNA. Metil é um pequeno grupo químico que se liga em determinadas áreas da cadeia do DNA. Elas servem como uma espécie de chave que activa e desactiva os genes. Ao ligar e desligar os genes, esse grupo tem um profundo impacto sobre a forma e a função das células e organismos, sem alterar o DNA correspondente. Se o padrão normal destes é alterado - por um agente químico, por exemplo, ao qual o organismo tenha sido exposto - o novo padrão pode ser passado para as gerações futuras.



Referências:

Evolution – The Extended Synthesis, edited by Massimo Pigliucci & Gerd B. Muller, MIT Press (2010) (Parte I).

Sem comentários:

Enviar um comentário