quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Evolução de Estruturas Complexas e a Crise Existencial de Michael Behe


EVOLUÇÂO DE REDES DE INTERAÇÃO PROTEINA-PROTEÌNA E LOCAIS DE LIGAÇÃO
 
O Dr. Michael Behe contestou em 1997 a possibilidade da evolução dos locais de ligação proteína-proteína. Este deu o exemplo dos anticorpos em que 5 ou 6 locais teriam que se modificar em simultâneo, o que é bastante improvável á luz da evolução natural. No entanto, a produção de anticorpos é devida a um conjunto de mutações (somáticas) naturais que vemos ocorrer á escala da vida humana – de que é que se queixa então o Dr. Behe? Na realidade o Dr. Behe queixa-se de que a teoria da evolução não inclui nenhuma intervenção divina que poderia manipular processos naturalmente aleatórios a nível subatómico, manipulação que se manifestaria através de mutações. Essa alegação sai do âmbito de estudo da biologia molecular e da própria ciência. O Dr. Behe deveria cingir essas dúvidas existenciais á sua mente perversa em que um deus louco faz as bactérias e os vírus resistirem aos antibióticos e aos anti-virais matando dezenas de pessoas. 

Existem várias famílias de proteínas (fosfatases, proteases, proteínas-adaptador) nas quais apenas 2 ou 3 aminoácidos são críticos para o desempenho da função adequada.

Genes duplicados muitas vezes codificam proteínas em rede PPI, sendo que o par proteínas provenientes de genes duplicados muitas vezes partilham parceiros PPI embora estes possam ser perdidos. Existe uma forte correlação entre as funções das proteínas na rede e a estrutura PPI não sendo porém aplicável a todos os casos. Através de exames de pares originados por duplicação na S. cerevisiae foi demonstrado que a proteína com mais parceiros PPI evoluiu mais devagar em 134 de 216 pares examinados, o que faz com que as perdas tenham sido mais do que os ganhos para aumentar a velocidade de adaptação, o que se enquadra num contexto de vantagem evolutiva. 


Referências

- Evolution of Protein-Protein Interaction Network, Makino, T. (Mishima/Shizuoka/Dublin); Gojobori, T. (Mishima/Tokyo) - Volff J-N (ed): Gene and Protein Evolution. Genome Dyn. Basel, Karger, 2007, vol 3, pp 30–47.
 
- Carroll, Sean (2007-07-08). "Evolution: God as Genetic Engineer". Science 316 (5830): 1427–8.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário