sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Evolução do Homem: Cromossoma 2


O cromossoma 2 é uma forte evidencia de ancestralidade comum com os restantes primatas, sobretudo quando combinada com outras evidencias, tais como: a partilha de 98% do genoma codificante e um total de 75% com os chimpanzés; a partilha de 16 retrovírus endógenos com o chimpanzé, exactamente nos mesmos loci. O Cromossoma 2 é o resultado de uma fusão telómero-telómero entre dois cromossomos ancestrais. As evidências disso incluem:

A fusão de cromossomas ancestrais deixou vestígios de de telómeros e um centrómero vestigial.

A correspondência do cromossomo 2 com dois cromossomos de símios: o chimpanzé, tem sequências de DNA muito semelhantes ás do cromossoma 2 humano porém em dois cromossomas separados. O mesmo é facto para os restantes ‘Grandes Símios’.

A presença de um centrómero vestigial: normalmente um cromossoma possui apenas um centrómero mas no cromossoma 2 encontram-se vestígios de um segundo.

A presença de telómeros vestigiais: esses são normalmente encontrados apenas nos finais do cromossoma mas no cromossoma 2 encontramos sequências  características de telómeros no meio.

Referencias:

Nature. 2005 Apr 7;434(7034):724-31.

Generation and annotation of the DNA sequences of human chromosomes 2 and 4.



Esta foi uma das descobertas apresentadas no julgamento do caso Dover – leia-se aula de ciências do caso Dover. Foi sem dúvida um dos pontos altos do julgamento (embora tenham havido muitos outros). Aqui fica um excerto do documentário sobre o caso Dover:
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário