terça-feira, 11 de setembro de 2012

Síntese Evolutiva Estendida: A Selecção Multinivelada e o Centrismo Genético (correcção)

A visão de Richard Dawkins centrada na selecção de genes, longe de estar errada é incompleta. Da síntese estendida consta a teoria da selecção multinivelada (MLS) e o conceito de transições 'major' a ela associado.
A MLS constata o facto de alguns genes não serem vantajosos localmente, mas vantajosos numa escala mais vasta. De acordo com esta sintese estendida, Darwin estava certo: traços podem evoluir devido ao facto de benificiarem grupos - é esta a grande diferença entre esta nova teoria e a ideia de centrismo genético de Dawkins. O equilibrio entre niveis de selecção não é estático, mas pode evoluir quando a selecção entre-grupos domina a selecção intra-grupos.

O grupo torna-se tão funcionalmente organizado que se transforma num organismo em alta-escala - exemplo da evolução humana. Este tipo de interacção pode ser comparado á teoria endossimbiótica de Lynn Margulis.


Referências:

Evolution – The Extended Synthesis, edited by Massimo Pigliucci & Gerd B. Muller, MIT Press (2010) (Parte II - capítulo 4).

Sem comentários:

Enviar um comentário