domingo, 18 de novembro de 2012

Dembski e o seu Argumento da Ignorância (corrigido)


Design Inteligente: Sempre o mesmo deus das lacumas!

O filtro de Dembski é constituído do seguinte modo:



Por outras palavras: não é A, não é B, logo é C – argumento da ignorância.

Mas para contornar isso, Dembski afirma que a presença de CSI é um bom indicador de design, estando presente em produções humanas (é claro que ignora que a inteligência humana não serve minimamente de modelo para o que afirmam ter sido realizado).

Mas o que significa CSI?


-Complexidade – baixa probabilidade.

- Especificação – Apenas diminui a probabilidade e nas próprias palavras de Dembski, o conceito é subjectivo.

Ficamos com uma condição probabilística. A determinação da probabilidade depende do conhecimento que se tem, pelo que normalmente, neste contexto, o argumento probabilístico é um argumento da ignorância – não se conhece o processo de formação, logo deus fez.


Será que o filtro funciona? (ignorando o facto de ser um argumento da ignorância)


Os flocos de neve de forma triangular correspondem á condição probabilística de CSI.

A "lei natural " não explica a estrutura apresentada e segundo Dembski não pode ser devida ao acaso (probabilidade muito baixa, forma específica). No filtro passaria para‘design’. No entanto como a vemos acontecer ninguém pensou que seria devida ao design e então descobriu-se que em determinadas condições (imprevisíveis) era possível a sua formação natural.

Será que Dembski refuta a teoria da evolução?


Nas suas críticas á teoria da evolução, Dembski não se apercebe de que nenhum teórico da evolução afirmou que as teorias sobre a evolução da vida explicavam detalhadamente todas as características de todas as estruturas orgânicas, apenas que ofereciam parte da explicação – está a tentar refutar um espantalho. A Evolução é um problema histórico, podendo ser difícil determinar todas as condições associadas á formação de certas estruturas. Há mais para descobrir na biologia? É claro que sim, quem afirmar o contrário é porque nunca teve uma aula de biologia.


Relativamente aos ‘estudos’ computacionais de Dembski, os softwares evolutivos (baseados em algoritmos) até podem ser maus modelos da realidade – e isso nada prova a favor do Design Inteligente.


Alegações mais recentes de Dembski:


- "I'm not and never have been in the business of offering a strict mathematical proof for the inability of material mechanisms to generate specified complexity" – Status: Fail.

- “Tenho feito perder tempo relativamente ao filtro, que não funciona”. – Status: Fail

- A Teoria da Evolução continua a não explicar o aparecimento de certas estruturas orgânicas (“CSI”).


Então, “Não conheço um processo evolutivo capaz de explicar A, logo deus fez A” – argumento da ignorância típico dos criacionistas. Posto de outro modo: “Uau! Uma pedra! Como se formou a pedra? Não conheço uma explicação natural, logo deus fez a pedra”. – Status: Fail


O pior é que eu acho que o Dr. William Dembski sabia que o seu argumento da ignorância nunca resultaria na comunidade científica e que estas tretas nunca passariam por revisão de pares, porque simplesmente não conseguem evidenciar inequivocamente acção inteligente na nossa origem e evolução, quando muito podem continuar a apelar ao deus das lacunas (nome popular para argumento da ignorância).


De qualquer modo a ‘teoria’ do design inteligente é muito mais chique do que o seu primo do campo, o criacionismo, só a terminologia:


- Complexidade Irredutível (Status: Fail – vejam porquê: http://allthatmattersmaddy32.blogspot.com/2012/11/evolucao-do-flagelo-bacteriano-e-o.html)


- Complexidade Especificada – CSI (Status: Fail)

- Filtro de Dembski (Status: Fail)


- Designer Inteligente, leia-se ‘deus’ (Status: Fail)


- Refutar a Teoria da Evolução (Status: Fail)


Referências:

“Some considerations about the theory of intelligent design, Juan E. Carreño et al – Biol. Res. Vol. 42, nº2, Santiago 2009.

“The Dream World of William Dembski’s Creationism”, Mark Perakh, disponível em: http://www.talkreason.org/perakm/Demb_Dream_inSkeptic.htm


“Information Theory, Evolutionary Computation, and Dembski's Complex Specified Information", Wesley Elsberry, Jeffrey Shallit - November 16, 2003, disponível em: http://www.talkreason.org/articles/eandsdembski.pdf




Sem comentários:

Enviar um comentário