domingo, 30 de dezembro de 2012

Algumas concepções (erradas) sobre espécies e especiação:

Há alguns dias recebi um comentário com uma questão que demonstrava uma concepção errada sobre espécies e especiação. Eu não sou perita no assunto, mas respondi o melhor que consegui.

A pergunta: «Pergunto, vc tem algum artigo científico que mostre alguma pesquisa em que foram observados, através da seleção natural, a mudança de uma espécie para outra? Sempre vejo o pessoal falar que os artigos apenas demonstram microevolução, variação dentro de uma mesma espécie, mas não a macroevolução, mudança de espécie!

Eu não tenho muito conhecimento na área e acho que vc seria alguém imparcial para me falar sobre isso. No aguardo da resposta, obrigado.

Só para esclarecer, mudar para uma espécie diferente, por exemplo um réptil que se transformou em ave, ou um anfíbio e que passou a ser réptil, só como exemplo.»

A resposta:

«"por exemplo um réptil que se transformou em ave, ou um anfíbio e que passou a ser réptil, só como exemplo."

Não. O facto de não conseguirmos observar uma transição de reptil para ave é devido ao facto da evolução ser gradual (problemático para a teoria da evolução seria se conseguíssemos). Também tenho que relembrar que repteis não deram origem a aves, mas sim um ancestral comum. As evidências que existem são baseadas na homologia (sobretudo a que se observa a nível genético). São calculadas (estatísticamente) árvores filogenéticas com base nisso. Mas isto não é apenas mudar para uma espécie diferente, mas sim para uma classe diferente. Partes do processo de especiação têm sido observadas, até mesmo com muita dificuldade nos cruzamentos (fungos, em laboratório). Existem ainda os exemplos (ainda em estudo) das espécies em anel que apontam para especiação parapátrica ou alopátrica com formação de híbridos numa fase anterior do processo de divergência - de um modo simplista (http://allthatmattersmaddy32.blogspot.com/2012/12/especies-em-anel-revisitadas.html).
Para ver um estudo sobre especiação de fungos: http://www.biomedcentral.com/1471-2148/8/35»  

Sem comentários:

Enviar um comentário