sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"Assuntos Internos" da Biologia Evolutiva

Existem controvérsias no que respeita á teoria da evolução. Certamente quem lê isto se pergunta se finalmente estarei a dar razão aos criacionistas no que toca ao facto da aceitação da teoria na comunidade científica.

As discussões continuam no âmbito da biologia evolutiva e isso de facto não é novidade. Os seguintes tópicos são os mais controversos e mais relevantes: neutralismo versus selecionismo na evolução molecular; adaptacionismo; cladismo (relativamente á classificação de seres vivos); selecção de grupo; equilibrio pontuado; extinções em massa; selecção sexual (ex.: selecção sexual ou outro tipo de selecção?) - ou seja, todos estes assuntos são "internos" e nem todas as hipóteses aparentemente contrárias se falseiam para todos os casos, sendo que uma das explicações se adequa melhor do que outra a certos casos e vice-versa.

Um bom exemplo é a discussão que aborda o adaptacionismo e a questão selecionismo vs neutralismo.

A selecção natural é um processo que pode levar à substituição de um gene por um outro de uma maneira previsível. Mas há também um processo evolutivo "aleatório" chamado deriva genética. A deriva genética leva a alteraçõesimprevisíveis nas frequências de genes que não fazem muita diferença para a adaptação de seus portadores, e pode causar evolução, alterando a composição genética das populações. Muitas características do DNA podem ter evoluído por deriva genética. Geneticistas discordam sobre a importância da seleçãovs deriva para explicar as características dos organismos e do seu DNA. Todos os cientistasconcordam que a deriva genética não pode explicar a evolução adaptativa. Mas nem toda a evolução é adaptativa. (Dawkins, R., 2005 (1))

Estes assuntos nada têm a ver com a aceitação da teoria na comunidade científica nem com o criacionismo do design inteligente. Não, eu não dou razão aos criacionistas (é impossível dar).

(1)  http://www.guardian.co.uk/science/2005/sep/01/schools.research

Sem comentários:

Enviar um comentário