segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Duplicação Genética: a “criação” de novos genes


Foi recentemente descrito um novo modelo / mecanismo pelo qual os genes duplicados podem reter a pressão selectiva para não sucumbir a mutações prejudiciais. Chamam-lhe o modelo de inovação-amplificação divergência (IAD).
Um gene inicialmente tem uma função única (A). Em seguida, algumas alterações genéticas torna também têm uma função nova, b, o que em primeiro lugar não é de importância muito grande. Então alguma alteração ambiental favorece as variantes genéticas com menos função b (o estágio de inovação). Isto é então seguido por uma duplicação do gene, de tal modo que existe mais do que uma cópia que realiza A e b (fase de amplificação). Nesta fase há selecção para mais b, e com algumas alterações genéticas vai aparecer um gene que é melhor numa nova função, B. Neste ponto, a selecção para os genes que fazem ambos, A e B é relaxada, porque o novo gene realiza a nova função. O gene original, perde a função de b, e ficamos com dois genes distintos.

Os insvestigadores, então, estudaram um gene preexistente na Salmonella enterica que tem níveis baixos de duas actividades distintas que lhes permite crescer sem os aminoácido a histidina e triptofano, respectivamente.

Referências:

Näsvall J, Sun L, Roth JR, and Andersson DI (2012). Real-time evolution of new genes by innovation, amplification, and divergence. Science (New York, N.Y.), 338 (6105), 384-7 PMID:
23087246 (http://www.sciencemag.org/content/338/6105/384.abstract)


Sem comentários:

Enviar um comentário