segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Evolução: Vírus e Retrovírus Endógenos (reeditado)


A origem evolutiva dos vírus é difícil de determinar.

As hipóteses de origem dos vírus são:

(i) teriam sido originalmente pedaços de RNA que adquiriram capacidade replicativa e que teriam antecedido a célula;

(ii) ter-se-iam originado da alteração de estruturas celulares normais (material genético) / como subprodutos celulares, que adquiriram a capacidade de entrar e sair de células hospedeiras

(III) teriam sido formados no mesmo período em que se formaram as células.

Na minha opinião estes teriam sido formados não muito depois das primeiras células se terem formado, talvez a partir destas.

No entanto, alguns vírus de RNA aparentam ter uma origem diferente, devido ao facto do seu genoma ser constituído por RNA (apoiado pelas evidências da teoria do RNA World), o que deixa a questão em aberto relativamente a estes.

Todas as famílias de vírus apresentam adaptação ao parasitismo (intra-celular), o que leva a inferir que perderam alguns dos seus componentes (ou que estes deixaram de desempenhar determinadas funções), passando a depender de células hospedeiras. – quer tenham perdido estes componentes aquando da separação da célula quer tenham sido auto-suficientes como organismos diferentes de células.

Os retrovírus endógenos (ERV), encontrados em chimpanzés, humanos e outros animais, são provavelmente de origem viral. A maioria dos HERVs infectaram os humanos há 25 milhões de anos, embora outros sejam mais recentes e alguns tenham infectado os nossos ancestrais já depois da divergência dos chimpanzés (há 6 milhões de anos). Os elementos retrovirais podem ter contribuido para os rearranjos cromossómicos ao longo da linhagem (deleções, duplicações).

Os retrovírus endógenos são também responsáveis por alguma da diversidade fenotípica, por exemplo, em ratos, devido á sua mobilidade.

Os retrovírus são mais uma peça no puzzle da evolução.

 

Referências:

 

"Virologia Básica"





Sem comentários:

Enviar um comentário