segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Fósseis: Tiktaalik e Panderichthys

O Tiktaalik foi proposto como sendo o fóssil que melhor demonstrava a transição entre peixes e tetrapodes. Mais recentemente foi encontrado um fóssil,  Panderichthys, que mais provavelmente demonstra a transição entre estes. Estes teriam uma relação mais distante com os primeiros tetrapodes e teriam provavelmente evoluído convergentemente algumas estruturas.
Uma das características de identificação de tetrápodes (vertebrados com membros) é a presença de dedos das mãos e pés. Considerando que a parte proximal do esqueleto dos membros dos tetrápodes podem ser facilmente como homólogos dos esqueletos  de nadadeiras pareadas de peixes sarcopterígeos, tem havido muito sobre a origem dos dedos. Desde 1990, a idéia de que os dígitos são novidades evolutivas sem equivalentes diretos em esqueletos  de barbatana ganhou aceitação. Isto foi em parte baseado em dados genéticos, do desenvolvimento. Foi realizado um estudo tomográfico de uma barbatana peitoral do Panderichthys demonstrando que a placa 'ulnare "de reconstruções anteriores é um artefato e que os radiais distais estão de fato presentes. Esta porção distal é mais  como a dos tetrápodes do que a encontrada no Tiktaalik, e está de acordo com novos dados sobre o desenvolvimento da barbatana em vários tipos de peixe, o constitui um forte argumento para os dedos não serem uma novidade dos tetrápodes, mas derivado de radiais distais pré-existentes, presentes em todos os peixes sarcopterígeos.
Esta situação ilustra uma diferença significativa entre ciência e religião: enquanto que na ciência se corrigem os erros e imprecisões na religião impera o pensamento dogmático, com a ideia de que se algo tem que ser corrigido é sinal de que uma teoria está a ser destruída e tem que ser reposta por uma outra (mesmo que não existam razões para tal), que passa a ser uma verdade absoluta e incontestável. Por isto (e por outras razões) não se deve misturar ciência com religião (e eu nem estaria a escrever sobre isso se não existissem pessoas que pretendem que o pensamento dogmático impere no meio científico)
Referências:





Sem comentários:

Enviar um comentário