quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Evolução: Especiação e Isolamento Reprodutivo (reeditado)


Neste Blog documentei um caso de especiação relativo ao isolamento geográfico (e reprodutivo) de 2 populações (neste caso, se adoptarmos os conceitos ecológico de espécies, espécies) de salmão. Quando duas populações que estão geograficamente separadas e sujeitas a pressões selectivas diferentes estão a evoluir diferentemente (ou seja, genes diferentes estão a ser fixados), o isolamento reprodutivo também evolui entre essas populações, comprovando que o isolamento reprodutivo evolui como um subproduto da divergência entre as populações alopátricas. Um estudo descritivo de uma nova espécie designada Rhipidomys ipukensis, evidenciou a importância que o isolamento (geográfico, através de um rio) teve na diferenciação entre as espécies. O estudo foi publicado na revista Zootaxa, contando com a participação de investigadores da Universidade de Aveiro.

Outro exemplo de isolamento reprodutivo está na experiencia de Dodd, no qual se verificou o surgimento de isolamento entre populações de Drosophila pseudoobscura mantidas em meios nutritivos diferenciados à base de amido ou maltose. Após várias gerações, as populações mantidas nesses meios nutritivos desenvolveram adaptações aos recursos diferenciados. E quando machos e fêmeas dessas populações foram colocados em contacto observou-se que houve preferência de acasalamento entre moscas de “amido” com parceiros de “amido” e entre moscas de “maltose” com parceiros de “maltose” demonstrando que algum isolamento pré-zigótico havia evoluído. Dessa forma o isolamento reprodutivo foi uma consequência no evento de divergência das populações (e não foi alvo de selecção). O isolamento reprodutivo iria levar com o tempo á diferenciação das populações (ou, aplicando o conceito ecológico de espécie, espécies)
 

Referencias:


DODD, D. M. B. Reproductive isolation as a consequence of adaptive divergence in Drosophila pseudoobscura. Evolution. 1989. 43, 1308-1311 (http://www.hummingbirds.arizona.edu/Courses/Ecol525/Readings/Dodd_1989.pdf)


http://www.ua.pt/uaonline/detail.asp?c=20054

Sem comentários:

Enviar um comentário