sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Evolução: Novos genes em pouco tempo


Foram comparadas sequências de genomas inteiros entre várias espécies de Drosophila para determinar com que frequência novos genes aparecem numa linhagem – D. melanogaster, a qual divergiu de D. willistoni há 35 milhões de anos. Novos genes são os genes presentes na espécie D. melanogaster mas não na D. willistoni. O processo que explica o seu aparecimento é (como não podia deixar de ser) a duplicação genética e divergência. Foram identificados 566 novos genes – cerca de 4% dos genes totais da D. melanogaster, bastante dado o tempo de divergência. No género Drosophila, pelo menos 7% do genoma é composto de novos genes.  
30% dos genes que compunham a amostra considerada (195 genes) assumiram novas funções rapidamente, as quais fazem com que a mosca não possa sobreviver sem elas.
Os novos genes essenciais mais jovens têm uma forte assinatura de selecção natural (elevada taxa de substituição no DNA).
Foram estimadas quais as proteínas com que o produto de um gene interage. Muitos dos produtos de novos genes interagem com proteínas completamente diferentes das dos genes ancestrais – os genes adquiriram nova função.


Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário