quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Stephen Hawking e a origem do universo: um universo que veio do nada


De acordo com o físico Stephen Hawking (apoiado por Lawrence Krauss), universos podem aparecer espontaneamente do nada e que na realidade o nada transforma-se sempre em algo. E aplicando a mecânica quântica á gravidade, pode ser demonstrado que o espaço e o tempo podem começar a existir a partir do nada – nada significa nem tempo nem espaço, neste caso, apenas existiam as leis físicas. É claro que os teístas e deístas diriam então, de onde vieram estas? Mas vejamos: eles primeiro começam com “de onde veio o universo?” ou “qual foi a causa do universo?” e agora que isso ficou respondido, eles perguntam “de onde é que vieram as leis, ainda antes do universo?”. Isto é um exemplo clássico de deus das lacunas: se uma pessoa não tem uma explicação para cada pergunta de suas excelências, logo tem que se admitir que o facto de existirem leis físicas apoia a existência de deus porque não se conhece uma explicação para a sua existência.     

O que fazer disto: é ótimo que existam coisas por descobrir, pois isso significa que a ciência vai continuar a ser necessária para levar a cabo essas descobertas, mas por outro lado cada vez que um religioso maníaco nos faz uma pergunta difícil e não sabemos responder, temos que dizer “Não sei”, e então ele diz “Haha! Foi deus que fez!” e isso é um bocado desconcertante.  

Referências:

Lawrence Krauss, 20 de Março de 2011, North Carolina State University (http://www.youtube.com/watch?v=ijQYW8cQuBE)*

*Nota: relativamente ao debate (que pode ser visualizado no youtube), a audiência votou a favor do William Lane Craig, mas na realidade o Lawrencw Krauss esteve de parabéns, demonstrando que quando se trata de conhecimento a democracia não leva a lado nenhum.

Sem comentários:

Enviar um comentário