quinta-feira, 28 de março de 2013

Especiação e parasitismo


Várias características que são alvo de selecção natural e sexual são considerados os factores preponderantes das radiações adaptativas. Parasitas e outros elementos patogénicos podem iniciar ou acelerar o processo de especiação, estando na origem da selecção (natural e sexual): diferentes populações tem níveis diferentes de infecção e estes causam selecção divergente, facilitam a divergência adaptativa e esta por sua vez facilita a evolução do isolamento reprodutivo e temos então a formação de 2 espécies distintas a partir de uma só (1).

Um estudo sobre peixes da família Cichlidae no Lago Vitória sugeriu que a selecção sexual mediada por parasitas pode ter contribuído para a divergência de preferências sexuais femininas pela coloração masculina, fortalecendo o isolamento reprodutivo (2).

Compreender o(s) processo(s) de especiação é um dos objectivos da biologia moderna, bem como compreender a origem de novas estruturas moleculares. E os cientistas estão a ser bem sucedidos até agora. Quanto aos criacionistas, podem continuar a refilar e a queixar-se, pois a única coisa em que são bem sucedidos é fazer barulho e armar confusão. 

Referências:


2. Referência nº 25 do anterior

Sem comentários:

Enviar um comentário