domingo, 7 de abril de 2013

Ateísmo, Agnosticismo e Cristianismo



A palavra agnóstico refere-se ao conhecimento sobre a existência de deus - se podemos saber/ sabemos se deus existe. Ateísmo refere-se ao que acreditamos ou não relativamente à existência de deus - há ateus que simplesmente não acreditam em deus e ateus que acreditam que ele não existe.
Agnosticismo e ateísmo podem conviver sem contradição: uma pessoa pode ser ateia por não acreditar em deus e ser agnóstica porque não pode saber/ não sabe ao certo se deus existe ou não, aplicando-se o mesmo a fadas, unicórnios e elefantes cor-de-rosa. Não podemos fazer/ é difícil fazer uma pesquisa global para sabermos se existem ou não fadas; é impossível procurar em todo o planeta Marte por um unicórnio e no fim dizer que este não existe, pois podíamos não o ter visto, pode-se tornar invisível, etc. Com deus a situação é semelhante. Mas se este não deixa evidencias não há razões para acreditar nele. E esta é a minha posição neste assunto.

É claro que também podem existir pessoas que não se queiram pronunciar relativamente à crença em deus e sejam agnósticas - não sabem se deus existe ou não, nem querem saber.

E quanto ao cristianismo, este é compatível com o agnosticismo, tal como o ateísmo, pois pode-se acreditar sem afirmar que se sabe ao certo (normalmente por razões que o próprio admite só que só o convencem a si próprio). Mais uma vez, um refere-se ao que se sabe e o outro àquilo em que se acredita.

O ateísmo também é compatível com o cristianismo em certos aspectos. É claro que em termos de crença no sobrenatural (deus, ressurreição, anjos, etc), ateísmo e cristianismo são completamente incompatíveis, mas um ateu pode ser cristão no que respeita à afirmação da importância da religião cristã para a moral, através dos ensinamentos de Jesus, que são seguidos pelo ateu cristão.

Algumas pessoas que se auto-descrevem como ateus ou agnósticos frequentam a Igreja não por necessidade espiritual, mas para acompanharem os seus filhos, não só para que estes tenham conhecimento sobre a religião, mas também porque consideram essa religião importante a nível ético e moral (1).

Para terminar, ateísmo, agnosticismo e cristianismo (relativamente a ensinamentos morais) podem coexistir na mesma pessoa e sem qualquer incompatibilidade, pelas razões anteriormente referidas. A pessoa em causa sabe ao certo se deus existe? Não. Acredita em deus: Não. Segue os ensinamentos morais de Jesus? Sim.


Referências:


1. "Atheists Who Go to Church: Doing It for the Children", By COLUMN by LEE DYE | ABC News – Tue, Dec 6, 2011. http://news.yahoo.com/atheists-church-doing-children-225034079.html

Sem comentários:

Enviar um comentário