sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dawkins, a escravatura e os criacionistas


Há uns tempos apareceu uma notícia (The Telegraph) (1) sobre o facto de antepassados do Richard Dawkins terem tido escravos. Em canais e sites criacionistas (por exemplo, no blog “Darwinismo”), instalou-se a histeria, como seria de esperar. Mas os criacionistas nem consideraram o contexto histórico, muito provavelmente de propósito.
Para quem não seja descendente de famílias de camponeses ou famílias pobres, é muito provável que já tenha tido antepassados/ familiares que tenham tido escravos. Ter escravos nessa época, pelo menos em Inglaterra, nada tinha de ilegal e, visto ser tão comum ter escravos provavelmente nem seria considerado imoral (o que muitas pessoas provavelmente considerariam imoral era a forma como os escravos de outros eram tratados e não ter escravos). É preciso ter em conta o contexto histórico dos acontecimentos.
Além de tudo o que foi dito, nada do que o Richard Dawkins fez ou disse demonstra que este é a favor de qualquer tipo de escravatura. Ele condena-a, visto que intitulou um dos seus documentários de "Slaves to superstition", tendo confirmado essa posição quando a notícia saiu (1). Mas é claro que para os criacionistas é muito mais fácil faltar ao respeito aos cientistas do que refutar a ciência.

Referências:

1. Slaves at the root of the fortune that created Richard Dawkins' family estate (http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/9091007/Slaves-at-the-root-of-the-fortune-that-created-Richard-Dawkins-family-estate.html

Sem comentários:

Enviar um comentário